Prefeitura alerta a população sobre os cuidados para combater a Dengue
12/01/2023

A luta contra a dengue não acabou! Neste sentido, a Prefeitura de Urandi, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), segue reforçando a importância da conscientização e apoio da população no combate e eliminação de possíveis criadouros e proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças, como Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya.

A transmissão da Dengue acontece durante a picada de um mosquito, do tipo Aedes aegypti, infectado com o vírus. Alguns dos sintomas da Dengue são febre alta, dores de cabeça e no corpo, náuseas e vômito, que podem surgir entre o 5º e o 15º dia.

A Secretaria de Saúde destaca algumas ações simples que contribuem para a prevenção da doença:

• Colocar areia em prato de plantas e flores;
  • Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
  • Limpar calhas dos canos;
  • Não jogar lixo em terrenos baldios;
  • Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
  • Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;
  • Não deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;
  • Descartar copos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;
  • Furar latas de alumínio antes de descartá-las para não acumular água;
  • Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

Prefeitura alerta a população sobre os cuidados para combater a Dengue

O Governo municipal  segue intensificando o combate ao Aedes Aegypti e entre as iniciativas estão a execução de serviços de retirada de entulhos, coleta do lixo, poda de árvores e arbustos. Além disso, os Agentes de Endemias também estão em campo realizando vistorias e visitas domiciliares, e atividades de conscientização popular.

Sobre a Doença

Existem quatro tipos de Dengue conhecidas como soropositivo 1, 2,3, e 4. Ao contrair a doença, a pessoa fica imune e não contrai novamente o mesmo soropositivo, mas pode ficar doente novamente.

O agravamento da doença pode haver maior chance do agravamento que pode ser percebido por dores abdominais fortes, tonturas e sangramentos.

É necessário redobrar atenção aos sintomas, pois o paciente pode falecer se não receber os devidos cuidados. A Secretária de Saúde orienta a quem apresentar os sintomas busque uma unidade de saúde para o diagnóstico e tratamento adequado.