Política Municipal de Esportes de Urandi vem evoluindo
27/04/2022

O incentivo à prática de esportes vem rendendo cada vez mais frutos em Urandi. Além de saúde, bem-estar e lazer.

O esporte não é apenas uma palavra, um substantivo comum e não se define com um único conceito. A prática esportiva no contexto atual vem ganhando diversas formas, modalidades e, principalmente, sua finalidade tem sido ampliada.

O esporte é uma atividade abrangente, visto que engloba diversas áreas importantes para a humanidade, como saúde, educação, turismo, entre outros. É importante destacar também o papel social que o esporte desempenha no desenvolvimento integral dos sujeitos. A prática do esporte envolve a aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas. O esporte é uma forma de sociabilização e de transmissão de valores. Portanto, observa-se que o esporte possui amplas repercussões, sendo um fenômeno que possui uma linguagem universal.

Os benefícios do esporte têm ultrapassado o limite do bem-estar físico e tornar-se visível também a nível educacional e formativo para crianças, adolescentes e jovens.

Em Urandi, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação Cultura Esporte e Lazer (Coordenador de Esporte Escolar) Jefferson Bastos, implantou o Programa de Diversificação do Esporte e vem obtendo ótimos resultados, tanto no vôlei, tiro esportivo, handebol, tênis de mesa, atividades recreativas, entre outras modalidades. O projeto vem sendo desenvolvido nas escolas da rede municipal.

A modalidade do basquetebol teve uma ascensão surpreendente no município, antes não havia praticantes e hoje conta com mais de 60 atletas. Já a equipe feminina de handebol vem se preparando para amistosos no decorrer do ano letivo.