W3C

Em conformidade com:

CONSELHO TUTELAR DE URANDI INTENSIFICA AÇÕES DA BUSCA ATIVA ESCOLAR
15/02/2020

O Conselho Tutelar de Urandi intensifica nos meses de janeiro e fevereiro de 2020, a busca ativa escolar de alunos que abandonaram a escola, em cumprimento ao art 129 inciso II do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA),bem como, da Política de busca ativa do Município em rematricular essas crianças e adolescentes que estão fora da escola.

Esta ação foi dinamizada no Município através das capacitações do Unicef e as orientações do sistema Busca Ativa Escolar, que diponibilizou um sistema online de acompanhamento e gestão de cada caso ou alerta registrado.

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso a dispositivos móveis.

O Conselho Tutelar tem sido um parceiro importante neste processo, através das visitas domiliares em todo o território municipal, e tem contribuido significativamente para a rematricula de alunos.

Autor: ASCOM