21 de setembro: “Dia da Árvore”.
22/09/2022

O Dia da Árvore é o início da Primavera no Hemisfério Sul e tem o objetivo de chamar atenção para a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente. No Brasil, a data é comemorada desde 1965, quando foi publicado um decreto pelo então presidente Castelo Branco.

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMEIA, vem promovendo ações que demonstram a importância de preservar o meio ambiente e gerando uma conscientização da população que, aos poucos, estão mudando pequenos hábitos que fazem a diferença.

Essas ações são desenvolvidas de maneira vinculada às ações de educação ambiental, através da participação de escolas do Município, com o intuito de promover a sustentabilidade e conscientização ambiental no município.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. Elas são fundamentais para a manutenção da vida na Terra, pois:

• aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração;
  • evitam erosões;
  • produzem oxigênio no processo de fotossíntese;
  • reduzem a temperatura;
  • fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais;
  • produzem alimentos;
  • são utilizadas em aplicações econômicas como matéria prima;
  • entre outros benefícios.